7 de outubro de 2013

Conta de energia será impressa e entregue ao cliente no momento da leitura do consumo no RN até meados de 2014



Maurício_Cuca__MG_9158_281112.jpg
O processo de leitura e faturamento da conta de energia vai mudar. A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) está modernizando o sistema de coleta, processamento e impressão dos dados mensais de consumo.  A partir da próxima da fatura deste mês de outubro, a fatura, em novo formato, está sendo entregue ao cliente imediatamente após a leitura do medidor. A mudança ocorrerá de forma gradativa e está chegando primeiro aos moradores dos bairros da zona norte de Natal. 
Nessa primeira fase de implantação do novo sistema serão faturados pelo novo sistema 100 mil clientes de Natal. A ideia é avaliar diversos cenários que permitam identificar eventuais situações de aprimoramento. As demais fases irão obedecer a um cronograma previamente definido das localidades a serem atendidas. A implementação gradual abrangerá todo o Estado até o segundo semestre de 2014.
A adoção do novo procedimento está acontecendo simultaneamente na Cosern e nas demais distribuidoras do Grupo Neoenergia – Coelba (BA) e Celpe (PE). Foram investidos R$ 61 milhões na compra de equipamentos, capacitação dos profissionais envolvidos e implantação de todo o sistema nas três empresas. Inicialmente, mais de 500 mil unidades consumidoras atendidas pelo Grupo Neoenergia irão receber a fatura de forma instantânea. Concluídas as demais etapas, serão mais de nove milhões de clientes a contar com a emissão da fatura logo após a leitura.
Na prática, o novo sistema permitirá uma única visita mensal ao cliente. O procedimento assegura maior agilidade e praticidade no processo de leitura e faturamento. A emissão da fatura no ato da leitura também minimizará ocorrências como extravios da conta de energia.
Para fazer a coleta do consumo do cliente, os leituristas irão utilizar um equipamento especial chamado PDA (personal digital assistant). A tecnologia pode funcionar on-line ou off-line, a depender do sinal de comunicação. Os leituristas utilizarão um Kit com coletor de dados e impressora térmica. O processo é simples, basta inserir a leitura mensal e o sistema fará o restante. O papel é especial, com proteção contra água que preserva os dados impressos. O novo formato da fatura mantém todas as informações contidas na conta anterior.
Os equipamentos serão rastreados 24 horas por dia. Caso um leiturista seja assaltado, será enviado um comando inviabilizando o aparelho para revenda. Ainda assim, o próprio PDA irá emitir sinal para o servidor da empresa que identificará a localização geográfica do equipamento.
Dj Aildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário