7 de novembro de 2013

ALUNOS DO PRONATEC LANÇAM CORDEL SOBRE DROGAS

Alunos do Pronatec lançam cordel sobre drogas
Conscientizar através da arte. Essa foi uma das ferramentas escolhidas pelos alunos do curso do Pronatec  “Aconselhador em Dependência Química”, promovido pelo IFRN, campus Currais Novos.
Na noite desta quarta (6), foi o lançado durante um sarau, na sede do Casarão de Poesia, o cordel produzido pelos próprios alunos do curso: “Droga: viagem sem volta”, alertando sobre os riscos e as consequências do uso das drogas.

O curso, com duração de 240 horas, reúne 25 pessoas das cidades de Currais Novos, São Vicente, Lagoa Nova, Cerro Corá, Bodó e Acari, inscritos pelas secretarias de assistências sociais dos municípios,  e aborda os aspectos sócio-culturais do uso abusivo do álcool e outras drogas.

O álcool tem atenção especial no curso, não só por se tratar de uma droga lícita e de fácil acesso, mas também por ser considerada a porta de entrada para as outras drogas. “Estudo mostram que a grande maioria dos dependentes químicos, começou com o álcool”, explicou, Paulo Alves, aluno, ex-dependente e atual coordenador auxiliar da Fundação “Belo Amor”, que trata dependentes químicos, na cidade de Caicó. “Eu senti na pele, sei o quanto é devastador e difícil”, alerta Paulão.
Paulão, natural de São Vicente, conseguiu dar a volta por cima, e hoje totalmente recuperado, é considerado um exemplo. Ele sabe da importância de se ter ajuda, e dessa formação: “O curso é muito proveitoso, a cada disciplina muito aprendizado para colocarmos em prática”, disse.

Para o coordenador do Pronatec no IFRN, Danilo Cortez, a procura pelo curso é muito grande e as inscrições são preenchidas rapidamente: “Além de ser necessário, dado a realidade que vivemos, as pessoas ainda não tem real noção da situação, a maioria ainda acha que o problema é do vizinho, e muitas vezes está vivendo dentro de casa. Por isso a importância de se formar esses agentes para que possam atuar nas suas cidades”, disse Danilo.

Segundo Danilo, devido a grande procura, a expectativa é que no próximo ano, o curso Aconselhador em Dependência Química, seja oferecido novamente.
Os futuros aconselhadores, já na fase final de formação, ainda farão visitas de estudo em instituições como Ágape e Caps, em Currais Novos, e depois seguirão para Natal, onde conhecerão o trabalho desenvolvido no CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), Hospital Psiquiátrico e o Programa “Consultório na Rua”, esse último formado por uma equipe multiprofissional, que atua de forma itinerante em um veículo adaptado como consultório médico, direcionado para atender às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade, como moradores de rua. A iniciativa faz parte do programa “Crack, é possível vencer”, do Governo Federal. 


O Cordel
A construção do cordel foi coordenado pela agente cultural Paula Érica, integrante do Casarão de Poesia e professora de três disciplinas do curso. 

A noite ainda teve a participação de Wescley Gama e do poeta Claudson Faustino, do Grupo Teatral Netota Cordel do Pau Quebrado.

O cordel será distribuído gratuitamente.


** Fátima Souza - Da Redação do Portal CN Agitos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário