4 de novembro de 2013

Sistema favorece as condições para boas chuvas no interior do Nordeste


A imagem do Radar da FUNCEME (Fundação Cearense de Meteorologia) mostra a formação de chuva decorrente da atuação do vórtice ciclônico de ar superior
A imagem do Radar da FUNCEME (Fundação Cearense de Meteorologia) mostra a formação de chuva decorrente da atuação do vórtice ciclônico de ar superior
De acordo com a gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), um vórtice ciclônico de ar superior está atuando sobre a região Nordeste. Segundo Gilmar Bristot, gerente de Meteorologia, esse sistema induz a formação de instabilidades sobre a região desde que esteja numa posição favorável.
Devido à presença de uma frente fria sobre a região Sudeste, associado com a boa condição de umidade proveniente da região amazônica, o vórtice ciclônico de ar superior que se formou na última sexta-feira (01), tem favorecido a formação de boas chuvas no interior do Nordeste. As previsões é que esse sistema continue atuando até a próxima quarta-feira (6), causando ocorrência de chuvas, principalmente no interior do estado.
A previsão é de chuva para as próximas 24 horas, com possibilidade de ter ocorrências tanto no interior como no litoral. A Gerência de Meteorologia alerta que, como esse sistema meteorológico produz nuvens do tipo cumulus nimbus, poderemos ter descargas elétricas e trovoadas em regiões de relevo acentuado (serras, vales e chapadas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário