31 de março de 2015

Bandeira Vermelha: Energia elétrica estará mais cara no próximo mês de abril

 
Neste mês de abril o consumidor pode se preparar para pagar mais caro na conta de luz. É que abril geralmente é um mês difícil para produção de energia e por isso a bandeira de cobrança adotada é a de cor vermelha. Isso significa adicional de R$ 5,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
 
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) havia antecipado um calendário com a adoção do sistema de bandeiras. Mas, oficializou a vermelha por meio de nota divulgada nesta segunda-feira, 30 de março. No dia 30 de abril, a Aneel divulgará a bandeira tarifária válida para maio.
 
O sistema vale para quase todo território nacional, com exceção apenas dos Estados do Amazonas, Amapá e Roraima. Portanto, em todos os Municípios dos demais Estados os consumidores devem se preocupar com os gastos em excesso se quiserem evitar surpresas desagradáveis na conta no final do mês.
 
Condições de geração de energia
Vermelha, amarela ou verde, elas representam como estão as condições na produção de energia. Quando está amarela, significa condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo de R$ 2,50 para cada 100 kWh consumidos. A verde representa ótimas condições e não há nenhuma adicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário