1 de abril de 2016

Saúde notifica 13 casos de influenza no RN; 11 são em Natal

Coordenadora de Promoção à Saúde (CPS) diz que o quadro epidemiológico atual não configura motivo para pânico na população nem para antecipação da vacina

Por: Redação AGoraRN
gripe
Com o recebimento de 4 novas notificações de influenza esta semana, elevando para 13 o número de casos suspeitos em todo o RN, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) já descartou até o momento 4 casos e mantém agendado para 30 de abril o Dia D da vacinação, quando dará início à campanha no Estado. De acordo com a coordenadora de Promoção à Saúde (CPS), Cláudia Frederico, o quadro epidemiológico atual não configura motivo para pânico na população nem para antecipação da vacina, e por essa razão a Sesap mantém sua rotina de trabalho, atualização dos profissionais, intensificação das orientações e monitoramento dos casos suspeitos para detectar mutação do vírus.
“O quadro não é motivo para alarme, apenas para continuarmos vigilantes, intensificando sobretudo a orientação para que a população se antecipe a algumas situações e evite, por exemplo, os aglomerados, sobretudo em ambientes fechados”, esclareceu a coordenadora.
Com relação aos medicamentos para combater a gripe, a Sesap está solicitando a ampliação do estoque e fazendo o levantamento do quantitativo nos hospitais descentralizados. Os casos notificados estão nos municípios de Lagoa Nova (1), Parnamirim (1) e Natal (11). Um dos casos descartados é relativo a um paciente em Natal, que revelou-se positivo para a influenza a (H3N2) sazonal.
Além de orientar a população a evitar aglomerados, a Saúde está fazendo as seguintes orientações:
-Lavar as mãos com água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar;
-Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca com lenço descartável;
-Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
-Lavar as mãos frequentemente e não levar as mãos sujas aos olhos, nariz e boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário